CASE: RamonPage.com

Por RamonPage

VÁRIAS IDÉIAS PASSARAM pela cabeça para a construção deste site. Passei para o papel muitas delas, mas uma chegou bem perto daquilo que seria o produto final, hoje no ar.

Antes de por em prática o desenho para o layout eu defini a forma como ele seria apresentado (tipografia, swatches e estrutura). O logo ainda não havia sido criado, mas já tinha a idéia de como fazê-lo (gostaria que fosse algo que pudesse ser usado tanto na web, quanto em outros trabalhos).

Tipografia

Optei por usar uma fonte de serifa para o logo, por estas terem um aspecto mais arrojado. Depois do troca-troca de fontes, cheguei à um denominador comum: Garamond. Por conta disso, o site também ganhou tipografia com serifa: família Georgia, arial, verdana, sans-serif Georgia, Palatino, "Palatino Linotype", Times, serif. Aproveito o ensejo para salientar que nem todo projeto deve se dar ao luxo de usar fontes de serifa. A boa e velha família verdana é a melhor opção quando o site deve atender à qualquer tipo de público. Mas cada caso é um caso, às vezes até a temida Times New Roman pode ser uma ótima pedida!

Cores

A escolha das cores costuma ser a primeira coisa que faço quando vou iniciar um projeto. Se o cliente já tem um logo, procuro me basear nas suas cores padrão. Se ele não o tiver, procuro me basear na identidade que o projeto deve ter. Mas isso não é uma regra, a criatividade costuma falar mais alto nessas horas.

Para este site, inicialmente, eu criei várias paletas de cores, alternando entre azul e algumas outras, como areia, marrom e até um pouco de verde. Cocei os dedos para colorir o layout, fiz algumas composições, mas no final me rendi ao clean. O resultado final foi: três tons de azul (incluindo o do logo), uma cor meio dourada para dar vida aos links e algumas tonalidades de cinza. O marrom também ficou, mas só de coadjuvante, aparecendo, apenas, no hover dos links.

Navegabilidade

A navegação foi estudada em conjunto com a composição do layout. Desde o início pensei que não seria interessante usar tamanhos fixos para as áreas de conteúdo. Não teria a ver com a característica do site. Como pretendia algo despojado, sem aquele aspecto duro que certos sites passam, nada melhor do que usar um layout flexível. E o conceito de flexibilidade me deu grandes idéias para o posicionamento do logo e do menu (na foto que inseri o logo não está na direita). A sidebar receberia o campo de busca logo acima e os arquivos logo abaixo. Na foto há mais alguns itens, mas estes só entrarão no ar daqui algum tempo.

Para completar a navegação, usei um área de conteúdo extra com um background mais chamativo no rodapé, porém sem exageros. Nela estão links gerais para acesso rápido no site, além de links externos.

Marcado em: , ,

* * *