Processo de criação web

Por RamonPage

PROJETAR ALGO PARA web nem sempre é mais simples ou totalmente diferente do que projetar uma aplicação para um computador. Este pensamento é carregado já algum tempo por quem trabalha no ramo. Falamos de diversas coisas para melhor criar um projeto web, mas esquecemos, por vezes, de algo que pode ser de suma importância para que o projeto seja criado com uma segmentação lógica e organizada: o processo de criação do projeto. No final das contas o trabalho acaba se tornando complicado e bagunçado, já que não existe CMMI para os processos de criação web.

Para tanto, acredito que diversas técnicas de desenvolvimento de software podem (e devem) ser aplicadas para um bom desenvolvimento web, até porque, atualmente, até já se fala em Desenvolvimento de Software Baseado em Web! O conceito acaba sendo o mesmo para os dois universos: softwares de CD e softwares de URI, porém dando o devido crédito aos softwares de CD, já que estes são mais maduros.

À medida que vou criando sites, vou pensando em formas de melhor criar meus próximos projetos. Vou aprendendo com os erros e mudando ao longo do tempo. Isso faz com que eu desenvolva melhor os projetos que estão ainda só na agenda. Para explicar um pouco do que penso sobre, apresento uma imagem descritiva de como costumo trabalhar atualmente nos projetos que crio.

Processo de criação web
Fluxo de um processo de criação web

Não é lá nenhum Best Pratics, mas com esses conceitos eu tenho conseguido criar meus projetos de forma organizada e mais bem documentada. Pretendo melhorar e acrescentar muitos conceitos, ainda.

Criei quatro seções com cores diferentes na imagem. Elas seriam como grupos de desenvolvimento. Em breve, explicação de cada uma delas nos próximos posts. ;)

Artigos relacionados

Marcado em: ,

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *