Processo de criação web: o desenvolvimento

Por RamonPage

PASSADAS AS três fases de detalhamento de requisitos, chegou a hora de pôr a mão na massa! Ou melhor, nós códigos. Depois de tudo o que foi estudado e documentado, iniciar esta fase se torna menos complicada do que se imagina. Vamos recapitular tudo o que já temos em mãos:

Organização! Este é o ponto chave para um bom início de desenvolvimento de código e para o decorrer de toda esta fase de implementação.

Escolhendo a linguagem

Quando se coleta requisitos para o desenvolvimento de um projeto, pensa-se diretamente em qual linguagem desenvolver aquilo. Até porque fica fácil designar uma linguagem de acordo com a amplitude do projeto definida nos requisitos iniciais. Como nenhuma fase desta linha de produção é dependente de outra, a escolha pode ser definida a qualquer momento. Ao meu ver não convém retardar essa escolha para esta etapa em que estamos, mas é bom para uma melhor organização do projeto alinhar as fases de produção numa sequência lógica e, no caso deste artigo, para um melhor entendimento. Eu, normalmente, escolho a linguagem no início da produção e a declaro no caso de uso que é apresentado.

Quanto à escolha, não há muito o que dizer. Alguns levam em conta a afinidade com uma determinada linguagem, outros os recursos que o servidor provê e outros, ainda, o que está dentro da sua linha de conhecimento. Do JSP ao .Net, aqui vale tudo.

Desenvolvimento no processo de criação
Fluxo de definição do desenvolvimento no processo de criação web

Estilizando o código

Assim como acontece com os webstandards, costumo organizar os recursos da linguagem escolhida de acordo com algumas regras simples, deixando, assim, o código mais legível e padronizado. Algumas delas seriam:

Módulos de desenvolvimento

Costumo separar o desenvolvimento em diversos módulos com níveis de prioridade. Cada um deles, dependentes ou não, recebem uma carga de testes antes de uma homologação. Essa homologação serve para garantir que o trecho de código responsável para uma determinada função de fato funciona. Caso algum erro ocorra, são feitas as correções e uma nova carga de testes é efetuada. Depois de concluir o desenvolvimento do módulo e homologar seu funcionamento, o próximo passo é iniciar o módulo subseqüente dentro da linha deprioridades, efetuando o mesmo clico de produção (desenvolvimento » testes » desenvolvimento), e melhor, sem a preocupação de que existe algo errado para consertar.

Após a homologação de todos os módulos, costumo testar o projeto por inteiro para reparar algumas rebarbas antes do lançamento. Chega ao fim o nosso processo de criação web.

Num futuro próximo, certamente, novos conceitos e recursos virão. Para hoje, basta seguir em frente com os conceitos que temos e buscar, cada vez mais, a melhor prática de desenvolver para esse mundo que é a web. ;)

Artigos relacionados

Marcado em: , ,

* * *