O clean e o agressivo

Por RamonPage

SER CLEAN OU ser agressivo? Eis a questão!

Sempre tive um estilo clean, porém nunca me esquivei do agressivo. Sou a favor da flexibilidade na criação, levando em conta aquilo que o projeto deve ser.

Pensando nisso, eu, defensor nato de que todo web designer deve ter um estilo próprio, mostro neste artigo como procuro usar meu estilo sem esquecer da forma que, normalmente, querem que eu estilize.

1º passo: Esqueça o que você pensa sobre design

O primeiro passo talvez seja o mais difícil. Esquecer os vícios e se concentrar unicamente na criação que está por vir. Isso inclui um estudo detalhado do briefing e a definição das principais características que o projeto tem com o meio (temática, tipo de usuário a atender e finalidade, por exemplo).

2º Passo: Seja criativo, mas com coerência

Levando em conta as características encontradas no briefing, é interessante traçar um direcionamento nas idéias que surgem.

Publicitários conhecem bem uma regrinha básica: ter uma idéia criativa, nem sempre é ter uma idéia inovadora e, principalmente, pertinente. Para quem viu O Aprendiz 3 a idéia de colocar um touro mecânico para fazer propaganda de um iogurte Activia foi um completo fiasco! Exemplo clássico da criatividade mal projetada.

Acho importante web designers colocarem esse pensamento em prática também!

3° Passo: Harmonia entre cores, imagens e textos

Ao desenhar um layout, tomo como base a característica visual e textual que o site deve ter para atender ao seu público alvo. Sites com muito texto tendem a ser mais cleans que sites de portifólio, assim como hotsites de promoções tendem a ser mais carregados visualmente que sites de notícias, por exemplo. O importante é que haja um balanceamento na criatividade para a definição dos componentes visuais e textuais que comporão o layout do site.

Seu estilo como base da criação

Ter um estilo próprio pode ser favorável na hora da criação. Eu, por exemplo, utilizo meu estilo clean para iniciar qualquer produção. A medida em que os incrementos visuais vão se tornando necessários, vou aprimorando o visual do layout. Se a característica é ser clean, as coisas ficam mais práticas ainda. Para quem tem um estilo mais agressivo, talvez não seja diferente: a busca por um layout clean pode partir de algo carregado, desde que se saiba definir exatamente o quão leve deve ser o layout.

Marcado em: ,

* * *