Melhorando a legibilidade com espaço em branco

Por RamonPage

PENSEMOS NA SEGUINTE hipótese: e se quando nossa escrita foi criada ela tivesse todas as palavras juntas? Seriademasiadodifícilentendercadafraseescrita1. Pensemos na salada de letras que resultaria ao se utilizar quebras de página, pontos, vírgulas e parágrafos. Um completo desastre!

1 — Para quem não entendeu, a frase diz: “seria demasiado difícil entender cada frase escrita”.

Pois é, assim como nossos antepassados pensaram inteligentemente ao desenvolver nossa grafia com espaçamento entre as palavras, nós, designers, também precisamos pensar inteligentemente ao dispor texto em um design. A dica aqui não vale só para o web design: qualquer forma de design com elementos textuais pode se valer dessa prática.

Espaço em branco como elemento do design

Um estudo realizado em 2004 mostra o quão importante é a correta utilização dos espaços em branco2. No estudo, foram realizados testes de performace de leitura por usuários levando em conta quatro tipos de layout compostos de texto. De todos os layouts, o que compunha uma melhor definição tipográfica (margens e espaço entre linhas) foi, indiscutivelmente, a melhor solução de disposição de texto em performace de leitura e em capacidade de compreensão pelos leitores. Para os textos sem margens (aqueles que ficam colados nas laterais da viewport do browser, por exemplo), a peformace de leitura caiu substancialmente.

2Espaço em branco, na realidade, é uma alusão aos espaços sem preenchimento textual e/ou de imagem - que não compõe o design - que podem ser utilizados para melhor organizar a área ativa do site, ou seja, é toda área que é parte do design (seja em branco ou não) que não influe na interação com o usuário.

Usar espaço em branco não necessariamente é ter falta de conteúdo

É notório que quanto menos conteúdo, mais fácil se torna organizar os componentes de um layout. Conseqüentemente, mais fácil se torna, também, separar estes componentes em toda a área do layout. Acredito que esta realidade acaba por contaminar o pensamento que alguns web designers têm sobre layouts de muito conteúdo, fazendo com que sites do gênero sejam criados com dados enfileirados e empilhados, sem a preocupação com a segmentação e, principalmente, a separação destes. É importante lembrar que, quanto mais conteúdo se têm a diagramar, mais cuidado se deve tomar com a separação deste no layout. Nestes casos, os espaços em branco passam de parte meramente decorativa do layout, para parte imprescindível na construção de uma boa usabilidade e acessibilidade do mesmo. ;)

Atualização 09/01/2007: Mark Boulton acada de postar um artigo sobre espaços em branco no A List Apart. Vale a pena dar uma conferida.

Marcado em: , ,

* * *