A maturidade do javascript e acessibilidade

Por RamonPage

CORRIJA-ME SE EU estiver errado: javascript se não for "o" é um dos grandes adventos da Internet de todos os tempos! Porém ainda existem muitos mitos em torno da sua utilização. Assim como disse para o ajax, repito para os scripts em geral: javascript é bom, mas na medida certa. E para justificar isso, apresento algumas formas acessíveis de se usar javascript, além de divagar sobre sua maturidade, que vem se revigorando à cada dia.

Javascript como deve ser

Algumas razões para se usar javascript:

Como o javascript oferece um sem fim de possibilidades, a má utilização de um dos itens acima pode ser perigosa e determinante para o resultado insatisfatório de um projeto.

E este perigo está diretamente ligado à acessibilidade do javascript. É importante lembrar que páginas não devem depender de scripts. Scripts devem, apenas, incrementar seus resultados.

Javascript acessível?

Sim, é possível! Pensemos como se todas as páginas não usassem javascripts. Qual seria a alternativa para algo que invariavelmente um javascript faria? Complicado não? Porém não impossível.

Algumas regras

1 — Eventos independentes são eventos que podem ser acionados tanto por mouse, quanto por teclado, sem que o resultado seja comprometido.

Javascript maduro é o que há!

Do DHTML ao DOM, do javascript acoplado ao javascript não-obtrusivo, dos scripts convencionais às APIs e libraries. O javascript notoriamente está sendo levado à sério.

Incrementado a acessibilidade com javascript maduro

Atualmente, existem diversas formas de se incrementar um javascript tradicional. Algumas são simples, como a adição de addEvents para observar eventos de elementos, outras mais complexas, como a escolha da library adequada para um projeto. E essa escolha tende a ser difícil, pois a gama de alternativas é grande: JQuery, Prototype, Mochikit, Dojo Toolkit, YUI, Ext JS… Ufa! Ainda esqueci outros, com certeza.

Conclusão

Está comprovado que é possível usar javascript de forma inteligente e acessível. E, como digo para qualquer outro recurso: o uso ou não de uma determinada alternativa depende, antes de tudo, da característica fim do projeto. Não fará sentido usar uma library apenas para validar um formulário. Em contrapartida, é quase que imprescindível o seu uso em uma aplicação baseada em Web. ;)

Marcado em:

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *