Ortografa! Reforma ortográfica num clique

Por RamonPage

Lançamento de hoje: www.ortografa.com.br. Como o próprio autor (eu) diz:

“O Ortografa! nasceu de uma súbita ideia quando o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começou a ser adotado no início de 2009. A funcionalidade é simples: digite sua frase no campo acima que o sistema procurará trocar as palavras para a ortografia correta. Caso ele não consiga — certamente por haver alguma ressalva — ele mostrará uma dica para você se guiar nos seus textos.”

O projeto

Ortografa! é um projeto simples que idealizei por volta do dia 02/01 deste ano. Queria desenvolver algo diferente que qualquer pessoa — principalmente as crianças — pudesse utilizar e entender o resultado, não sendo um serviço apenas para pessoas mais bem instruídas tecnologicamente.

O projeto é baseado em Expressões Regulares revestidas de jQuery. O serviço é leve e possui apenas 960kb de tamanho (arquivos, ícones e imagens).

Ah! Utilize o Ortografa! no seu iPhone também! :)

Considerações finais

Gostaria muito de receber as impressões sobre o projeto, principalmente em como melhorá-lo. Você professor, passe o Ortografa! aos seus alunos. Discuta com eles, difunda a colocação correta do nosso português.

No Brasil nós temos disto: só nos preocupamos com uma coisa quando ela começa a afetar a nós mesmos. Então, já que antes a grande massa não se importava tanto com a boa colocação do português a nova ortografia acabou chegando como um incentivo para a educação das pessoas (apesar de eu não concordar com ela).

Marcado em: ,

* * *