80% conteúdo e 20% design

Por RamonPage

Algum tempo atrás eu escrevi:

“Seja qual for o projeto, o mais importante de tudo sempre será o conteúdo.”

Agora, somarei ao assunto o que acredito ser um grande tabu no trabalho dos web designers: descobrir a dosagem exata de como projetar design, sem esquecer da importância do conteúdo1.

1 — Chamo de conteúdo tudo o que deve ser levado em conta para conceber um projeto: o propósito, a definição, o público alvo, os benefícios e etc.

O que importa é o conteúdo

Design é casual. É arte com propósito de venda. Por conta disso, não deve ser encarado como fatia determinante em um projeto web. O papel do design é chamar atenção aos olhos para um conceito, porém, assim como a propaganda de TV, ele não tem o poder de obrigar o consumo daquilo.

Tomemos como exemplo o Twitter. As primeiras versões da sua página web eram modestas, porém o poder da ferramenta era aparente. Façamos, agora, uma comparação com o Meme do Yahoo!. É notável que a sua interface foi desenhada com todo cuidado, porém será que a beleza da ferramenta era o bastante para encantar os usuários de Twitter ao ponto de fazê-los migrar para lá?

Outro exemplo interessante é o Delicious. Nos seus primórdios a sua interface – apesar de usual – era bem pobre de estilo. Ainda assim, naquela época o Delicious era considerado uma das melhores ferramentas de social bookmarking (quiçá a melhor).

Conclusão

Não quero ser polêmico ao ponto de dizer que design não é importante. Eu adoro navegar em sites bonitos e gosto mais ainda de usar ferramentas bem desenhadas. Aliás, tenho certeza de que todas as pessoas também gostam. Contudo, saber a dosagem certa do design para web e aplicá-lo da forma correta ao propósito do projeto é muito importante, até porque, não nos esqueçamos, sem conteúdo não há web design. :)

Marcado em: , , ,

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *