Os porquês levados à sério

Por RamonPage

ÀS VEZES ME deparo com alguns convites para desenvolvimento de projeto e sempre me vem na cabeça as perguntas que não querem calar:

Parece vago, mas cada pergunta, ao meu ver, é importantíssima antes de iniciar qualquer projeto. Vamos às justificativas.

O que deve ser feito?

Saber realmente o que deve ser feito é importante para delimitar como será a forma de trabalho e quais recursos serão utilizados. Para saber o que realmente deve ser feito, outras perguntas devem ser feitas:

Pronto! Acho que já é o suficiente. Talvez uma lista com menos de uma dúzia de itens (como numa receita de bolo) esteja de bom tamanho.

Esqueça o menu

Como tenho visto muito na internet, o pessoal de web design tem uma tendência muito forte a criar menus com objetos que poderiam ser agrupados de outra forma. Criar uma estrutura que forçará o usuário a clicar em links antes mesmo de montar a estrutura do site pode não ser uma boa idéia.

Criando a estrutura

Com base nos itens da receita de bolo, fazer um estudo macro do projeto, analisando sua finalidade e suas características pode ser proveitoso. Neste momento, já dá para ter uma idéia das cores que serão utilizadas, da tipografia e do layout.

O layout é a parte mais trabalhosa, pelo fato de ele ter que agrupar informações de acordo com o que elas significam. O layout deve ser voltado diretamente ao conteúdo que o site propõe, criando um agrupamento de informações textuais e visuais simultaneamente.

Cada item da lista pode ser tratado como um objeto a ser inserido num canvas de desenho. Informações importantes (pontos chave da lista) devem ficar em destaque, melhor ainda se forem na parte superior da página (área sem uso de scroll). Informações de segundo plano podem ser agrupadas em áreas diversas, porém com seu destaque também. Neste momento, um menuzinho aqui ou ali não faz mal à ninguém, mas é claro, na dose certa!

Hum… Mas quem vai ver esse negócio no ar??

Essa pergunta é reponsável pela personalidade do site e a qual tipo de público ele deverá atender. Existe infinitas maneiras de estruturar um site de acordo com o público, mas todas elas devem ter, pelo menos, os seguintes recursos:

Para quando deve ser feito?

Esse pode ser um complicador. Os clientes normalmente não entendem que sites bem feitos não são feitos em apenas um fim de semana.

O cliente diz:

“Ah! Mas que complicação!! Não é só criar um título, um menu, uma área principal, um rodapé, colorir e colocar imagens nisso??”

Isso quando o cliente conhece um pouco de internet, porque quando ele não conhece, ele chama logo o webdeveloper/designer de "o cara bom do computador" e acha que ele faz milagres com as teclas e os cliques.

Acredito que o ponto principal no desenvolvimento de um site de qualidade é o bom relacionamento entre contratante e contratado. Eles devem trabalhar juntos na maior parte do tempo. O divã entre contratante e contratado dá vida a todas as respostas que o contratado precisa ter para trabalhar bem e no tempo necessário.

Por que deve ser feito?

Principal pergunta de todas (por isso ficou para o final).

Pense bem… Esse meu texto não valeria de nada se o projeto não precisasse ser feito!!!

Entender o que realmente deve ser feito e conduzir o contratante a explicar isso dá razão a todo o trabalho que será iniciado. É neste momento que se cria o espírito de uma missão à cumprir e o pensamento voltado na forma em que o projeto deverá ser conduzido.

Marcado em:

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *