Balanço do FISL 11
Por RamonPage
O FISL 11, que ocorreu de 21 a 24 de julho, foi mais uma prova de que o sucesso de um evento não se configura somente pelas pessoas que vão ao palco falar e sim por todos os que ali estão.
Eu estive por lá com alguns amigos de #horaextra e nós juntos conseguimos até mais do que havíamos previsto.
Impulsionados pelo sucesso do FISL 10, nós tínhamos a meta de levar mais gente para lá esse ano e fazer ainda mais barulho. Assim foi feito: eu, novato no evento, fui responsável pela Caravana #horaextra que reuniu o pessoal do Rio que estava a fim de participar. Nós discutimos as melhores passagens aéreas e as melhores condições de hospedagem.
Chegando lá nós tínhamos algumas missões:
- Palestrar
- Organizar sessões de Dojo
- Coordenar duas horas de Lightning Talks
Porém ao chegar lá nós percebemos que poderíamos fazer mais. E na primeira tarde de evento surgiu a ideia de criar um aplicativo por dia. A ideia tomou tamanha forma que no final do evento foram seis aplicativos desenvolvidos em apenas quatro dias. Ou melhor, quatro fins de tarde, já que o expediente começava lá pelas 15h.
E não foi só isso! O evento contou com mais de 7.000 nerds de várias nacionalidades. Tenho certeza de que outros grupos fizeram muitas coisas interessantes durante os quatro dias. Coisas estas fora do padrão palestrar e/ou assistir palestras.
O que tirar disso tudo?
Decidi, subitamente, apresentar a minha Lightning Talk Community-a-holic, por ter percebido que tudo o que escrevi estava materializado ali. Muito mais importante do que estar entre pessoas que falavam de Software Livre era poder estar entre pessoas de espertizes diversas – simplesmente – e trocar experiências.
Que venha o FISL 12 :)
Atualização 12/08/2010: Quem não veio ao FISL perdeu o quê?
* * *