Ortografa! como mecanismo de busca do seu navegador

Por RamonPage

AGORA VOCÊ NÃO precisa mais entrar no Ortografa! para fazer as suas consultas, pois já está disponível um pequeno recurso que permite adicionar o campo de busca diretamente no seu navegador. O processo é bem simples para quem utiliza Firefox e Internet Explorer 7 ou 8.

Internet Explorer 7/8 e Firefox

A primeira etapa do processo, seja qual for o seu navegador, é abrir o Ortografa!. Os próximos passos devem ser efetuados com a aba do Ortografa! ativa.

Os usuários de Internet Explorer 7 ou superior 8 devem clicar na pequena seta localizada exatamente no topo direito do navegador. Será aberta uma lista suspensa com a opção de busca “Ortografa!”. Esta opção torna o Ortografa! um mecanismo provisório de busca. Para adicioná-lo permanentemente na lista, é preciso clicar em “Adicionar Provedores de Pesquisa” (ainda na mesma lista suspensa) e assim escolher “Ortografa!”.

Adicionando o Ortografa! como mecanismo de busca no Internet Explorer
Ortografa! como mecanismo de busca no Internet Explorer.

Já os usuários de Firefox podem usar a seta à esquerda do campo de busca do navegador. No final da lista deve aparecer “Add ‘Ortografa!’” ou, em português, “Adicionar ‘Ortografa!’”.

Adicionando o Ortografa! como mecanismo de busca no Firefox
Ortografa! como mecanismo de busca no Firefox.

Google Chrome, Safari, Internet Explorer 9 e demais navegadores

O Google Chrome e o Internet Explorer 9 também permitem adicionar mecanismos de busca personalizados, porém o passo a passo pode ser um pouco complicado para usuários leigos. Então, para facilitar a vida de todos, basta clicar no link abaixo para adicionar o Ortografa! nesses navegadores. O link também deve funcionar no Firefox e Internet Explorer 7/8.

Adicionar o Ortografa! como mecanismo de busca neste navegador.

Mais uma dica para o Google Chrome

Os mecanismos de busca do Chrome funcionam somente a partir de um atalho. Após adicionar um novo mecanismo de busca, você precisa definir um atalho para ele na caixa que é apresentada. Veja a imagem abaixo.

Adicionando atalho do Ortografa! no Google Chrome
Alterando atalho do Ortografa! no Google Chrome.

Por padrão o Ortografa! aparece com o atalho ortografa.com.br, porém, para facilitar, sugiro que seja trocado apenas para ortografa.

Depois disso, fica muito fácil utilizar a busca do Ortografa! Basta digitar na barra de endereço ortografa + espaço + seu texto.

Ex.: ortografa idéia. Simples, não?

Utilizando o Ortografa! como mecanismo de busca no Google Chrome
Ortografa! como mecanismo de busca no Google Chrome.

Atualização 22/03/2011: É uma pena, mas o Safari não permite adicionar mecanismos de busca. Uma das alternativas para sanar a deficiência é instalar uma extensão, como o PopSearch.

Atualização 01/04/2011: O comentário da Laah me fez descobrir que no Internet Explorer 9 não é possível adicionar o mecanismo de busca da mesma forma que no IE 7 e 8. O texto está atualizado.

Atualização 22/04/2011: A paula teve dificuldades em usar o mecanismo de busca no Ortografa! no Google Chrome, então eu atualizei o texto com um trecho explicando os passos.

Marcado em: ,

* * *