Preparando seu design para um realinhamento

Por RamonPage

Já dizia Cameron Moll:

Good Designers Redesign, Great Designers Realign.

Então vai a pergunta: como se tornar um “grande designer” sem redesenhar?

Ser designer com um Q a mais

Quando falamos de profissionais de internet, sempre nos deparamos com certas questões que dificultam a definição de certas profissões. E quando falamos da relação Web designer ↔ Web Developer as definições se confundem ainda mais, visto que tais denominações são de profissões completamente complementares.

Para ser um web designer preparado para realinhar sites, o primeiro passo, inevitavelmente, é saber se situar diante de uma estrutura de marcação, o que seria, inicialmente, uma atribuição de um web developer.

Eu separaria a estrutura de um site em dois tipos de design: o design interno e o externo.

Entendendo o design interno e externo

Design interno seria toda a cara que é dada à estrutura de marcação do site (XHTML + CSS). Tão importante quanto o design externo, é no design interno que acredito ser possível fazer um site ser realmente usual.

Para ser um “grande designer” (para web) não há como fugir dos conceitos de desenvolvimento, já que sem eles, acabamos por nos tornar meros desenhistas de “folders digitais”.

Tomemos como base o CSS Naked Day, uma iniciativa que visa disseminar a boa prática da semântica na web. A idéia é que se um site tiver um bom “design interno”, mesmo sem nenhuma estilização externa, terá uma boa apresentação visual, com todas as seções no devido lugar.

O design externo, por sua vez, entra para dar a beleza ao site e ser responsável pela externalização das funcionalidades do mesmo. Aí entram fatores de usabilidade, acessibilidade e tudo mais.

Organizando um design interno

A chave de tudo é uma boa estrutura de marcação. Resumidamente, isso inclui:

E por aí vai…

Como realinhar

Tendo uma boa marcação montada, realinhar se torna uma prática simples, porque tiramos do processo aquela cara de retrabalho que um redesign dá.

O realinhamento é um trabalho versátil, já que precisa, somente, de uma nova estilização (CSS) e das imagens do novo design. Nada na marcação precisa ser mudado1.

1 — É importante lembrar que, dependendo da grandeza da renovação, alguns componentes precisam ser inseridos na marcação do web site, mas nem por isso precisamos nos esquecer das boas práticas para se ter facilidade num realinhamento.

Conclusão

O prática do realinhamento mostra mais uma razão para o web standards ser tão importante para o desenvolvimento de soluções para web. Ao usarmos web standards, realinhar se torna como criar templates. Temos todas as peças na mão, bastando-nos, apenas, colocá-las nos lugares que o novo design pede.

É como brincar de lego. :P.

Marcado em:

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *