Fundo preto e texto branco
Por RamonPage
RECENTEMENTE O Spotify lançou um redesign para o seu aplicativo com fundo escuro e textos claros. Não cheguei a conhecer o layout anterior, mas o atual realmente me agrada.
Fundo preto com texto claro não é problema para muita gente. Eu mesmo trabalho diariamente com terminal e editor de código de fundo escuro e letras claras. Além disso, essa pode ser uma boa configuração para leitura em ambientes com pouca luminosidade.
Mesmo assim, algo me levou a twittar isso:
“Fundo preto + fonte branca + texto longo = péssima experiência de leitura.” — RamonPage (@ramonpage) Fevereiro 5, 2014
É muito ruim lidar com texto branco em fundo preto quando o texto é longo. Na maioria das vezes exige muito esforço dos olhos1.
1 — Levando em conta a leitura em monitores. Branco no preto em papel tradicional ou e-paper é outro departamento.
O grande vilão dessa história é o contraste. Sim, o mesmo contraste que nós sabemos que é importante manter. Mas como na vida tudo precisa de equilíbrio, a dica da vez é evitar o contraste “completo”. Em outras palavras, o preto “puro”2.
Ao trabalhar com fundos escuros, de preferência ao preto com uma pitada de brilho (escala de cinza) ou cores próximas do preto com alguma saturação e brilho. O artigo “Design Tip: Never Use Black” tem uma abordagem interessante sobre isso.
2 — O mesmo se aplica para textos brancos/claros “puros”.
Manter o contraste é importante, mas o exagero ao aplicar fundo escuro pode gerar consequências negativas na experiência do usuário final.
* * *