Processo de criação web: o escopo

Por RamonPage

APRESENTO NESTE ARTIGO algumas técnicas que utilizo para definir o que talvez seja a etapa principal de qualquer projeto: o seu escopo. Um erro cometido na declaração de escopo pode causar sérios problemas ao projeto até o seu término. Então, para que haja menos retrabalho, nada melhor do que definir uma boa estrutura de Arquitetura da Informação.

Com base no diagrama do processo de criação web postado no artigo anterior, apresento as características da primeira fase.

Escopo no Processo de Criação
Fluxo de definição do escopo no processo de criação web

Coleta de dados

É o primeiro contato com o cliente. Essa fase inicial acaba tendo uma cara de palestra, porque à medida que o cliente vai passando seus desejos, nós temos que mostrar quais serão as formas que eles podem ser criados e, naturalmente, o que pode ou não ser criado, mas como diz o ditado que o cliente pode tudo, eu troco por o que deve ou não ser criado.

A parte de coleta de dados, por ser o início de tudo, deve ser capaz de adquirir o maior número de informação possível do negócio do cliente. Depois, com todos os pontos identificados e organizados, começamos a pensar na forma de criação das próximas etapas.

Natureza do projeto

Projetos mais simples nos dão mais liberdade de fala, assim conseguimos agregar idéias ao cliente com mais facilidade, já com projetos mais robustos, não há outro jeito, reuniões e entrevistas serão necessárias para definir os pontos de implementação.

Caso de uso

O caso de uso é algo que costumo usar para melhor documentar o projeto. Mostrar ao cliente tudo aquilo que foi entendido nos encontros é uma forma de passar comprometimento com aquilo que deve ser feito. A apresentação do caso de uso serve para acertar os desencontros de informação.

Arquitetura da Informação nesse processo

A Arquitetura da Informação é item essencial no desenvolvimento de qualquer projeto no decorrer de todas as suas fases. Nesta parte inicial, de declaração de escopo e identificação de funcionalidades, a Arquitetura da Informação, através do Design da Informação, serve como um meio de melhor apresentação de tudo aquilo que foi coletado.

A AI, basicamente, é o estudo da Ciência da Informação e da Interação Humano-Computador, ou seja, o ato de focar o trabalho na forma com que o usuário irá interagir com o produto final. Isso inclui Usabilidade e Acessibilidade por exemplo.

Criar um Design de Interação também é fator de suma importância, pois ele é responsável pelo link entre Arquitetura da Informação e o Design Gráfico (área verde do Diagrama do processo de criação web).

Bom… O que importa nesta etapa inicial é o bom senso. Escutando tudo o que o cliente tem a dizer e mostrando os prós e contras de implementar este ou aquele recurso.

Artigos relacionados

Marcado em: ,

Os comentários estão desabilitados para este artigo.
Deixe-me saber sua opinião via Twitter

* * *