Processo de criação web: a identidade

Por RamonPage

COLETADOS OS DADOS, caso de uso criado, Design de Interação definido, está na hora, então, de criar uma identidade para o projeto!

A identidade não necessariamente precisa ser definida somente neste momento. Na declaração do escopo já é possível traçar, através dos dados coletados, algumas particularidades pertinentes à cara que o projeto deve ter. Porém, para não atropelar as fases de desenvolvimento, cria-se uma etapa para tratar desta parte exclusivamente.

Identidade Visual no processo de criação
Fluxo de definição da Identidade Visual no processo de criação web

Na fase de definição de Identidade Visual é iniciado o estudo do logo do cliente (logomarca, logotipo) ou, caso ele ainda não tenha, inicia-se um estudo para a criação de um. A paleta de cores (swatches) do site acaba sendo criada neste mesmo momento, já que as cores que compõem o logo podem ser muito sugestivas nesse processo de combinação de cores.

Talvez ainda seja cedo para definir uma tipografia, porém isso não é uma regra, visto que muitas das etapas de todo o processo são administráveis. Idéias surgem à qualquer momento. A organização dessas idéias é que devem ser trabalhadas.

Passada essa pequena etapa, chegou a hora de trabalhar a diagramação do site. Veremos isso no próximo capítulo. ;)

Artigos relacionados

Marcado em: ,

* * *